Memórias Entretecidas
Na tarde dos dias 9 de abril e 8 de maio, a nossa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, recebeu a visita da ilustradora Zita Pinto, com o projeto “Memórias Entretecidas”.
O projeto insere-se na iniciativa Lar Doce Lar, desenvolvida pelo ATLAS – Programa de Mediação Cultural do Município de Braga e da Estratégia Cultural de Braga de 2020-2030, e pretende promover a preservação e celebração do património cultural, e ao mesmo tempo, valorizar as memórias dos mais idosos sobre a temática.
A execução do projeto decorreu em dois momentos. Inicialmente foi realizada uma sessão fotográfica com os idosos, e depois, foi dinamizada uma oficina de ilustração, que contou com a sua participação. Nesta última atividade, foi exigida a capacidade de motricidade fina por parte dos participantes, e com o recurso ao recorte, desenho e colagem, os idosos foram envolvidos na construção de diferentes formas de vestir, com vários retalhos e materiais. O resultado final dos trabalhos artísticos foi muito positivo e refletiu o espírito criativo dos mais idosos.
As artes plásticas surgem no projeto como uma vertente artística que aspira fortalecer a autoestima dos participantes, estimular a criatividade e promover a interação e partilha de experiências entre os participantes.
No final, os trabalhos artísticos serão divulgados à comunidade, numa data e local a divulgar. A dimensão expositiva, dará o protagonismo e valor merecido aos participantes do projeto.




