Colónia Balnear
Saiba um pouco mais sobre a nossa colónia balnear
Colónia Balnear
Uma das lacunas que a Instituição enfrentava todos os anos, prendia-se com as férias de tantas crianças (muitas das quais nem daqui saíam) e a que era urgente dar uma resposta. Foi assim que surgiu a “Colónia balnear da Apúlia”.
Em 1982 lançou-se mão a obra: adquiriu-se um terreno amplo (com 4000m2), fez-se o projeto e arrancaram as obras sem sabermos donde vinha o financiamento. Com a ajuda de muitos amigos e benfeitores foi possível inaugurá-la em 31 de Julho de 1983 integrando nesta inauguração a efeméride dos 25 anos da existência legal da Instituição e 50 anos de Sacerdócio do fundador do Centro Social Padre David de Oliveira Martins que, já alquebrado pela idade e pela doença sentiu, com alegria, o acontecimento.
Trata-se de um espaço amplo: capela, salas de convívio, refeitório, cozinha, quartos com 80 camas e um amplo recreio e zonas de lazer espalhadas com mais de 3000m2.
A sua utilidade e importância para as férias das crianças e dos idosos ficou desde então a marcar a alegria do dia esperado das ambiciosas férias.
Reformulou os seus estatutos em 14 de Abril de 1981 por decreto de Sua EXª Revª o Senhor Arcebispo Primaz de Braga e ficou inscrita no livro III das Fundações de Solidariedade Social sob o nº 22/87 A FLS. 112/v em 08/05/987.