Certificação de Qualidade

Temos a Certificação pela Norma ISO 9001:2001

Certificação de Qualidade

A Certificação pela Norma ISO 9001:2001 foi concedida ao Centro Social Padre David Oliveira Martins em Novembro de 2008, tendo sido renovada anualmente. Foi feita a atualização para a ISO 9001:2015 em 2017.

Abrange todas as valências da Instituição: Casa de Acolhimento, ERPI – Estabelecimento Residencial para Idosos, Creche, Jardim de Infância e CATL – Centro de Atividades e Tempos Livres.

O Centro Social Padre David Oliveira Martins apresenta um sistema de gestão da qualidade estruturado em conformidade com os requisitos aplicáveis, tendo uma preocupação constante com a melhoria contínua e o aumento da satisfação dos seus clientes.

 

Centro Social Padre David        Iqnet ISO9001

MISSÃO

Acolher, apoiar, cuidar e garantir os direitos e necessidades das crianças, jovens, pessoas idosas e comunidade envolvente, de forma integral, personalizada e humanitária, colocando o ser humano no centro de tudo.

VALORES

Amor Cristão

Solidariedade

Respeito e ética profissional

Confiança

Responsabilidade

Transparência

Proximidade

VISÃO

Sermos uma instituição ao serviço do próximo e, com base nos princípios e valores da doutrina social da Igreja, maximizar o bem estar de cada ser que tocamos, quer nos aspetos físicos e mentais, quer sociais e ambientais, quer ainda nos aspetos económicos, dotando assim cada indivíduo do máximo bem estar, dignidade e das competências necessárias à sua total integração e realização social, maximizando o bem comum da comunidade em que se insere e garantindo a sustentabilidade das gerações vindouras.

POLÍTICA DA QUALIDADE

A Direção do Centro Social Padre David Oliveira Martins, declara que se compromete a alcançar as seguintes intenções e orientações de forma a ter um desempenho eficaz e eficiente do SGQ segundo os requisitos normativos da Norma NP EN ISO 9001.

Cumprir os requisitos e melhorar continuamente a eficácia e eficiência do sistema de gestão da qualidade, conciliando a valorização dos investimentos com preocupações de sustentabilidade económica. Aumentar o desempenho operacional da instituição, valorizando o rigor na gestão dos recursos e no controlo dos custos.

Compreender as necessidades atuais e futuras dos clientes e outras partes interessadas relevantes, respondendo às suas necessidades e procurando exceder as suas expectativas. Garantir um serviço de qualidade reconhecida externamente e procurar oferecer sempre as melhores respostas e soluções, promovendo a satisfação plena dos clientes e seus familiares.

Reconhecer e valorizar o empenho, a dedicação e a competência das pessoas, promovendo a sua formação contínua, a sua valorização individual, as boas relações interpessoais e de equipa e um ambiente familiar na relação com todos.

Promover, diariamente, a sistematização e a eficiência de todos os procedimentos internos, em total conformidade com as obrigações legais e regulamentares inerentes à atividade da instituição, bem como assegurar um relacionamento transparente e rigoroso com todos os fornecedores e prestadores de serviços com impacto direto na conformidade dos serviços.

Testemunho


No final do ano de 2007, e numa perspetiva de evolução contínua e de melhoramento da qualidade dos serviços prestados, foi lançado a todos os colaboradores pela Direção da Instituição o desafio de procurar alcançar a Certificação da Qualidade, na Norma NP EN ISO 9001:2000, integrando assim o grupo das Instituições qualificadas com respostas eficazes e de encontro às necessidades específicas da população que serve. Um ano volvido, em Dezembro de 2008, os objetivos foram cumpridos tendo a Instituição obtido a desejada Certificação, emitida pela APCER, em todas as valências em funcionamento: Creche, Jardim-de-infância, CATL, Lar de Jovens (internato), CAT (internato), Lar de Idosos (internato) e Centro de Dia.

A consciência de que este é apenas o começo de uma longa caminhada de crescimento e evolução deve estar no dia-a-dia de todos os colaboradores. A satisfação de todos os nossos utentes é uma prioridade e a grande e principal vantagem de todo este processo. Processo longo, moroso e por vezes penoso, principalmente para comprometer, envolver e motivar todos os colaboradores, de todos os setores de intervenção, numa lógica de que apenas em equipa se faz um verdadeiro trabalho de mudança, de evolução contínua. O grande desafio, lançado pela Direcção, começou por ser esse mesmo: mostrar a toda a Instituição que mais e melhor podia ser feito, perceber as áreas mais frágeis, encontrar mecanismos, instrumentos, onde se pudessem sistematizar modos de atuação, alterando condutas muito enraizadas, descobrir novas formas de organização interna, nomeadamente a gestão por processos, documentar, e fundamentar, informação que estava dispersa.

Novas responsabilidades foram atribuídas e abraçadas, e em cada setor existe hoje, já em pleno funcionamento, uma lógica de qualidade de serviços oferecidos. Almejamos a excelência. Excelência interna e reconhecimento externo, proporcionando uma maior notoriedade e melhoria da imagem perante o mercado. Conquistar, ou reforçar, a confiança dos nossos parceiros, que com esta Certificação têm provas da qualidade de funcionamento deste Centro Social, potenciando uma relação cada vez mais próxima e eficaz no cuidado aos clientes assegurando a competitividade e o desenvolvimento sustentável.

A Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a NP EN ISO 9001:2000 reconhece o esforço de toda a Instituição em assegurar a conformidade dos seus serviços, a satisfação dos seus utentes e a melhoria contínua.

De facto, pela organização que proporcionou, pela envolvência de todos os trabalhadores e utentes, pela dinâmica imprimida a todos os “dossiers”, pela responsabilização que acarreta para todos os colaboradores e, sobretudo, pelo aperfeiçoamento dos serviços, foi um esforço que valeu a pena.

Cónego Narciso Carneiro Fernandes
Presidente da Direcção

in Apcer (site)
veja em http://www.apcer.pt/index.php?cat=33&item=3014&lang=1