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Certificação de Qualidade

Temos a Certificação pela Norma ISO 9001:2001

Certificação de Qualidade

A Certificação pela Norma ISO 9001:2001 foi concedida ao Centro Social Padre David Oliveira Martins em Novembro de 2008, tendo sido renovada consecutivamente em 2009 e 2010. Foi feita a atualização para a ISO 9001:2008 em 2009. Abrange todas as valências da Instituição: LIJ – Lar de Infância e Juventude, ERPI – Estabelecimento Residencial para Idosos, Centro de Dia, Creche, Jardim de Infância e CATL – Centro de Atividades e Tempos Livres.

 

Centro Social Padre David        Iqnet ISO9001

MISSÃO

A missão do CSPDOM é receber, apoiar e garantir os direitos e necessidades das crianças, jovens, pessoas idosas e comunidade envolvente, de forma integral e personalizada.

VALORES

Solidariedade – Acolher com caráter solidário todos os que recorrem aos nossos serviços, respondendo às suas necessidades e especificidades.

Respeito/Ética – Respeitar a condição e caraterísticas de todos os que apoiamos e daqueles que connosco colaboram.

Confiança – Criar um ambiente de confiança mútua, entre nós e os que nos apoiam, inspirando-nos na generosidade, partilha e respeito pelas especificidades de cada um.

Responsabilidade – A nossa maior responsabilidade é concorrer para o bem-estar de cada um tendo em vista o desenvolvimento harmonioso e integral de todos os que connosco privam.

VISÃO

O CSPDOM pretende continuar a ser uma instituição modelo (de referência) na ação social em Portugal, baseando a sua intervenção na melhoria contínua das suas práticas e na elevação da qualidade dos serviços prestados.

POLÍTICA DA QUALIDADE

Cumprir os requisitos e melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade, de acordo com a Norma ISSO 9001:2015.
Compreender as necessidades atuais e futuras dos clientes e outras partes interessadas, respondendo às suas necessidades e procurando exceder as suas expetativas.

Reconhecer e valorizar o empenho e dedicação dos colaboradores promovendo o trabalho de equipa;
Fomentar a satisfação plena dos utentes e seus familiares;
Promover a melhoria contínua de qualidade da prestação de serviços;
Promover um futuro pessoal e social saudável aos utentes;
Manter os utentes integrados na sociedade criando parcerias com o exterior;
Promover a humanidade e solidariedade social;
Ser um agente promotor e dinâmico no desenvolvimento da comunidade.

Testemunho


No final do ano de 2007, e numa perspetiva de evolução contínua e de melhoramento da qualidade dos serviços prestados, foi lançado a todos os colaboradores pela Direção da Instituição o desafio de procurar alcançar a Certificação da Qualidade, na Norma NP EN ISO 9001:2000, integrando assim o grupo das Instituições qualificadas com respostas eficazes e de encontro às necessidades específicas da população que serve. Um ano volvido, em Dezembro de 2008, os objetivos foram cumpridos tendo a Instituição obtido a desejada Certificação, emitida pela APCER, em todas as valências em funcionamento: Creche, Jardim-de-infância, CATL, Lar de Jovens (internato), CAT (internato), Lar de Idosos (internato) e Centro de Dia.

A consciência de que este é apenas o começo de uma longa caminhada de crescimento e evolução deve estar no dia-a-dia de todos os colaboradores. A satisfação de todos os nossos utentes é uma prioridade e a grande e principal vantagem de todo este processo. Processo longo, moroso e por vezes penoso, principalmente para comprometer, envolver e motivar todos os colaboradores, de todos os setores de intervenção, numa lógica de que apenas em equipa se faz um verdadeiro trabalho de mudança, de evolução contínua. O grande desafio, lançado pela Direcção, começou por ser esse mesmo: mostrar a toda a Instituição que mais e melhor podia ser feito, perceber as áreas mais frágeis, encontrar mecanismos, instrumentos, onde se pudessem sistematizar modos de atuação, alterando condutas muito enraizadas, descobrir novas formas de organização interna, nomeadamente a gestão por processos, documentar, e fundamentar, informação que estava dispersa.

Novas responsabilidades foram atribuídas e abraçadas, e em cada setor existe hoje, já em pleno funcionamento, uma lógica de qualidade de serviços oferecidos. Almejamos a excelência. Excelência interna e reconhecimento externo, proporcionando uma maior notoriedade e melhoria da imagem perante o mercado. Conquistar, ou reforçar, a confiança dos nossos parceiros, que com esta Certificação têm provas da qualidade de funcionamento deste Centro Social, potenciando uma relação cada vez mais próxima e eficaz no cuidado aos clientes assegurando a competitividade e o desenvolvimento sustentável.

A Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com a NP EN ISO 9001:2000 reconhece o esforço de toda a Instituição em assegurar a conformidade dos seus serviços, a satisfação dos seus utentes e a melhoria contínua.

De facto, pela organização que proporcionou, pela envolvência de todos os trabalhadores e utentes, pela dinâmica imprimida a todos os “dossiers”, pela responsabilização que acarreta para todos os colaboradores e, sobretudo, pelo aperfeiçoamento dos serviços, foi um esforço que valeu a pena.

Cónego Narciso Carneiro Fernandes
Presidente da Direcção

in Apcer (site)
veja em http://www.apcer.pt/index.php?cat=33&item=3014&lang=1

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