Semana dos Afetos no ERPI
Para a comemoração da Semana dos Afetos, os idosos da nossa ERPI participaram entre janeiro e fevereiro em diferentes atividades, para refletir sobre a importância do afeto, da amizade e do amor.
Os idosos desenvolveram as suas capacidades criativas e artísticas com a realização de decorações alusivas à temática dos afetos, como um mural e móbiles, com corações de diferentes tamanhos e cores, com o recurso a vários materiais, alguns de desperdício, e a diferentes técnicas artísticas.
Os trabalhos artísticos tornaram os espaços do salão de convívio e do salão de atividades mais coloridos, proporcionando um ambiente mais harmonioso, e carregado de afetos.
Foram realizadas várias dinâmicas, jogos de mesa e jogos interativos de multimédia alusivos aos “Afetos”, que permitiram aos idosos a estimulação das suas capacidades cognitivas e motoras e a criação de momentos de interação social, de bem-estar e de afetividade.
Também, no dia 14 de fevereiro, foi promovido um encontro intergeracional, que juntou os idosos e as crianças que frequentam o Jardim de Infância, da nossa instituição, num ambiente carregado de afetos e sorrisos.
Com muita alegria e carinho, um grupo de 11 idosos proporcionou aos mais novos a “Hora do Conto”, com a leitura da história “Saudades do Teu Abraço”, onde foi abordada a importância do abraço e de outras formas de demonstrar afeto por aqueles que ocupam um lugar especial no nosso coração. Ainda, teve lugar o “Momento do Abraço”, com a realização de uma dinâmica de grupo, que pretendeu de uma forma divertida promover a empatia, o respeito mútuo, a solidariedade e a amizade, bem como fortalecer os laços afetivos, entre as duas gerações.
Com muito entusiasmo e emoção, as crianças do pré-escolar entoaram para os mais idosos uma canção especial alusiva aos afetos e presentearam-nos com um belo coração, pintado com muito carinho, para simbolizar o respeito e a amizade, para com os nossos idosos.
As atividades desenvolvidas no âmbito do Dia dos Afetos resultaram na vivência de momentos de convívio marcados pela boa disposição, carinho, atenção, e acima de tudo, muito afeto, entre todos.
“O afeto não tem idade.”
“O amor e a amizade não se demonstram só com palavras, mas também com gestos.”

















