Simulacro de incêndio no Centro Social
O Centro Social promoveu no passado dia 12 de fevereiro um simulacro de incêndio envolvendo todos os utentes, colaboradores e visitantes.
Um simulacro de incêndio é um evento de prevenção e segurança de caráter extremamente importante. Permite testar a eficácia do plano de emergência interno da instituição, bem como treinar os colaboradores e utentes, promovendo rotinas de comportamento e atuação perante uma situação de emergência real. O simulacro permite também que exista um conhecimento prévio do conhecimento das instalações e do ponto de encontro. É também uma exigência legal, desde 2015, pelo Decreto-Lei n.º 224/2015, do Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios.
Foi simulado um incêndio no armazém, seguindo todos os procedimentos exigidos, com a orientação e supervisão da empresa prestadora de serviços de Higiene e Segurança no Trabalho e a ajuda do formador do módulo de Segurança contra incêndios.
Foi a primeira vez que simulámos a evacuação utilizando as novas rampas de acesso aos pisos superiores no ERPI, permitindo perceber que o processo se torna muito célere e fluido.
Também foi a primeira que evacuámos creche na totalidade, que envolve agora um esforço suplementar de evacuar 90 bebés.
Este evento realizou-se de forma muito positiva e eficaz, tendo os diferentes grupos evacuado o edifício rapidamente e de forma tranquila.
No total estiveram envolvidos cerca de 250 pessoas entre crianças, jovens, idosos e funcionários.


