Outono na ERPI
Nos meses de setembro e outubro, os idosos da nossa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) celebraram a chegada do outono, uma estação do ano muito colorida, que se reveste de cores quentes, texturas e cheiros, com a realização de diversas atividades.
Na oficina de trabalhos manuais, os idosos participaram na elaboração de diversas criações artísticas inspiradas no outono, como um mural, móbiles, centros de mesa e outros trabalhos, com elementos característicos desta estação do ano.
O recurso a uma diversidade de materiais como os de desperdício e a utilização de diferentes técnicas de expressão plástica, como o recorte, a colagem, a pintura e o alinhavo, permitiram a decoração dos espaços da instituição nos tons desta época, recriando um ambiente muito colorido.
Os idosos demonstraram grande entusiasmo e valorização pelo resultado final das suas obras artísticas e pelo reconhecimento dos seus pares.
Para além das atividades inseridas nesta vertente artística, os idosos ocuparam também o seu tempo livre na oficina de estimulação cognitiva, com a implementação de uma variedade de jogos alusivos à temática do outono, entre os quais, o bingo, as adivinhas, os provérbios, os puzzles e os jogos sensoriais, com frutos típicos desta estação do ano.
Os jogos resultaram em momentos muito estimulantes a nível cognitivo, sensorial e social. Os idosos experienciaram situações de aquisição de aprendizagens, de resgate de memórias, de partilha, e de diversão, entre todos.
Como o Dia de S. Martinho se aproxima, os idosos encontram-se a preparar a apresentação da peça teatral “A Lenda de S. Martinho”, cânticos alusivos a esta data comemorativa e a confeção de uma lembrança para presentear os alunos da EB 1 de Ruilhe, aquando a sua visita a este estabelecimento de ensino.
De um modo geral, as atividades que assinalaram a estação outonal permitiram aos idosos a vivência de momentos enriquecedores, de grande convívio, bem-estar físico, mental e emocional e de troca de saberes e experiências.