Viva o S. João
Os idosos dedicaram o mês de junho à comemoração do S. João. No âmbito das atividades realizadas nas diferentes oficinas, os idosos tiveram a oportunidade de explorar os diversos costumes e tradições do S. João, incluindo os manjericos, o alho-porro, os martelinhos, as quadras, as músicas tradicionais, as celebrações religiosas e a gastronomia.
Para dar brilho e cor aos vários espaços da ERPI, os idosos empenharam-se nos trabalhos manuais alusivos à festividade, para embelezar os espaços.
No dia 20 de junho, fizemos a habitual visita à Capela de S. João da Ponte, em Braga, com um grupo de vinte e sete idosos. Os idosos rezaram o terço e pediram ao santo proteção e defesa contra os “males da cabeça”. Em seguida, apreciaram as figuras bíblicas no rio Este, compraram manjericos, e no final, saborearam as tradicionais farturas.
Na tarde do dia 21 de junho, os idosos reuniram-se no salão de convívio e partilharam várias quadras de S. João, cantaram músicas tradicionais dos santos populares e recordaram o S. João de Braga de outros tempos.
A festa culminou no dia 23 de junho, com a realização de um lanche-ajantarado, onde não faltaram as sardinhas assadas, a broa e o tradicional caldo verde.
O S. João foi festejado num ambiente de grande alegria, convívio e de partilha de vivências.