A Tribo Alerta

Em Abril, o pré-escolar, a creche e o CATL estiveram envolvidos em diversas atividades relacionada com o tema da proteção ambiental. Foi no passado dia 22 de abril que se comemorou o Dia Mundial da Terra. Com esta comemoração pretendeu-se relembrar e reconhecer a importância do planeta e alertar para a urgência/necessidade de preservar os recursos naturais do mundo. Este dia é celebrado em mais de 190 países e em 2023 o tema é “investir no nosso planeta”, com o intuito de dedicarmos tempo ao nosso planeta, para a resolução das alterações climáticas, entre outros problemas ambientais.

Se por um lado empresas, governos e sociedade civil são chamados a agir contra esta crise climática e acelerar a mudança rumo a um futuro verde, por outro também a escola/educação é chamada a planear, envolver a comunidade educativa a participar e a mudar a mentalidade existente.

A creche, o pré-escoalar e o CATL estão comprometidos a participar nesta mudança e a ter nos seus planos curriculares, como no projeto educativo um conjunto de atividades que pretendem aproximar as crianças da natureza, criar uma ligação com o mundo que as rodeia e perceber o que pode ser feito por cada uma delas.

“A Tribo alerta”, segunda fase do projeto desenvolvida no segundo período letivo, trouxe à ação muitas atividades, dando a conhecer várias formas de proteção ambiental e atitudes a tomar para a resolução dos problemas identificados:

– Trabalho de campo- criando ligação com a natureza, ouvindo, sentindo, cheirando…;

– Participação no processo de semear e plantar, percebendo a importância da natureza para a vida humana;

– Aprender e participar no processo de reciclagem;

– Cumprir pequenas tarefas do calendário da sustentabilidade da escola amiga do ambiente;

– Reflexão acerca da importância de tomar medidas para manter os espaços verdes, o oxigénio e a água potável.

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *