Carnaval
O Carnaval é uma das festas mais aguardada pela pequenada durante o ano, pois é sinónimo de cor, alegria e muita música. É a época da fantasia, das máscaras de múltiplos feitios, texturas e tamanhos e de muita diversão. É também uma excelente oportunidade para abordar diversos tópicos pertinentes do desenvolvimento pessoal e social da criança como: as emoções, a relação do “eu” e os “outros”, a diversidade cultural e o respeito por outras culturas.
As crianças ao aprenderem novas canções, ouvirem os sons típicos do Carnaval e aprenderem rimas alusivas ao tema, estão a desenvolver as suas competências linguísticas e as suas próprias formas de comunicar verbal e não verbalmente. O Carnaval permite às crianças serem quem querem ou gostam e mascararem-se dos seus super-heróis favoritos, princesas, animais, etc.
Assim, as crianças e jovens da Casa de Acolhimento (A)crescer desfilaram ontem de manhã pelas ruas da freguesia com os seus disfarces e máscaras de Carnaval. Cada fantasia, de certa forma, correspondeu aos desejos e sonhos de cada uma das crianças, transformando-os nos seus personagens favoritos. A imaginação não teve limites e superou todas das expectativas! Os meninos e meninas divertem-se muitíssimo neste dia e fizeram algumas partidas pelo meio.
De tarde os festejos continuaram e novas fantasias surgiram, sempre com boa disposição e muita diversão à mistura. Ainda no decorrer da tarde, organizamos um concurso de máscaras, avaliado por um júri muito criativo e experiente que atribuiu pontuações de 1 a 10 aos melhores disfarces. Todos se empenharam com as suas máscaras, tentaram estar à altura da sua personagem e desfilar com entusiasmo para encantar o júri e conseguir a melhor pontuação. Em primeiro lugar ficou um grupo de crianças e jovens que se mascararam de jogadores de futebol, em segundo lugar dois irmãos que se disfarçaram de detetives e em terceiro lugar duas meninas vestidas de Branca de Neve.
O Carnaval é celebrado desde o século XI, sempre 40 dias antes do Domingo de Páscoa. Este período é conhecido pela Quaresma. Portanto, o Carnaval marca o último dia antes de entrarmos na caminhada dos 40 dias de Quaresma e a Páscoa o último.