Reflorestar
No passado sábado, dia 23 de fevereiro de 2019, a Casa de Acolhimento (A)crescer esteve presente numa iniciativa de ação ambiental promovida pela Associação Cultural Rodellus, pela KW Consultores e AMO Braga.
Logo pela manhã, cerca de vinte crianças e jovens acompanhados por algumas cuidadoras saíram da Casa de Acolhimento até ao ponto de encontro (em terras de Ruílhe) cheios de vontade e com muita energia. As crianças e jovens tiveram a oportunidade de plantar algumas árvores e de perceber que o impacto e importância desta ação no futuro. Para muitos foi a primeira vez que mexeram na terra, plantaram árvores e manusearam instrumentos agrícolas. Claro que a maior vantagem foi que cada um deu o seu pequeno, mas significativo contributo, para um ambiente que precisa de ser cuidado e protegido. Desde cedo, que as crianças devem ser envolvidas e incentivadas a cuidar da sua casa que é o Planeta Terra. Assim,se juntou a prática à teoria da escola.
Um dos objetivos desta Casa de Acolhimento é formar crianças e jovens com princípios e valores, por este motivo a nossa participação neste tipo de atividades promove a consciencialização e sensibilização das mesmas. Interessante vai ser as crianças e os jovens poderem observar as árvores plantadas por cada um a evoluir e crescer.
Nesta iniciativa foram plantadas mais de 600 árvores autóctones, entre carvalho alvarinho, sobreiro azevinho, medronheiro, entre outras. O objetivo da nossa participação nesta ação, prendeu-se essencialmente com a contribuição na reflorestação das áreas mais afastadas da cidade de Braga. Esperamos que mais ações como esta surjam e tenhamos a possibilidade de poder participar novamente.
A Casa de Acolhimento (A)crescer a cuidar do ambiente… por um futuro verde!