Aprender com o tempo e com tempo!

Chegou o inverno e agora?

O projeto educativo “Lembrar o passado, construindo o futuro: o universo e o planeta Terra” tem permitido aos diferentes grupos fazerem uma abordagem às ciências, identificando, descrevendo e procurando explicações para os fenómenos e transformações que se observam no meio físico e natural (como surge a noite e o dia, como surgem as estações do ano, quais as suas alterações físicas observáveis na natureza?)

Durante o mês de janeiro, muitas foram as atividades realizadas, na creche e no pré-escolar, no sentido da exploração da passagem do tempo e de algumas verdades cientificas por de trás dessa mudança.

IMG_E6513IMG_E6252

As crianças aprendem em iteração com o mundo que as rodeia e nesta faixa etária já têm algumas ideias acerca do mundo social e natural envolvente. No sentido de estimular a sua curiosidade natural e o seu desejo de saber e compreender o porquê, criou-se um conjunto de atividades para o desenvolvimento da noção de tempo. Através da pintura e da construção de modelos, usaram medidas de tempo convencionais e observaram a passagem do tempo e todas as transformações que ocorrem. Exploraram de igual modo o tema do vestuário e a estação do inverno. Desenharam, bonecos de neve, guarda chuvas e construíram gorros e cachecóis, entre outras coisas. E para tornar o ambiente pedagógico mais interessante até estenderam a roupa a secar num bonito dia de sol de inverno.

IMG_6242 IMG_6247 IMG_6248 IMG_6591 IMG_6637 IMG_6641 IMG_6642 IMG_6707 IMG_6708 IMG_6709 IMG_6710 IMG_6714 IMG_6722 IMG_6724  IMG_E6508 IMG_E6509 IMG_E6510 IMG_E6511 IMG_E6512

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *