Certificação da Qualidade

O Centro Social Padre David Oliveira Martins é uma instituição certificada pela Norma ISO 9001 desde Novembro de 2008.

Duas vezes por ano temos auditorias que atestam o nosso compromisso com a prestação de serviços de qualidade, com a melhoria contínua e com a satisfação geral das crianças, jovens e idosos que frequentam as nossas respostas sociais.

A auditoria externa, efetuada pela APCER, decorreu nos dias 17 e 18 de outubro, de acordo com a norma de referência NP EN ISO 9001:2015. Durante dois dias tentámos demonstrar que cumprimos os diversos requisitos da norma, e que nos preocupamos, de facto, com a melhoria contínua dos nossos serviços.

Apresentámos vários dados, como os resultados da avaliação da satisfação dos utentes – este ano obtivemos 85% de utentes muito satisfeitos com a qualidade global dos serviços. As sugestões que recebemos, através da avaliação da satisfação dos utentes e colaboradores, estão a ser incorporadas no planeamento, e traduzir-se-ão, em ações concretas a desenvolver durante o ano.

Na auditoria, foi ainda possível destacar as principais melhorias do último ano letivo:

– Comemoração dos 25 anos da abertura da Estrutura Residencial para pessoas idosas e Visita do Presidente da República

– Consolidação do serviço de alimentação em apenas uma cozinha e Junção das duas lavandarias

– Contratação de uma enfermeira a meio tempo, 25 horas, para apoio ao ERPI  e Preparação da totalidade da medicação dos utentes de ERPI, pelas farmácias

– Obras de remodelação nos quartos do ERPI (adaptação dos WC’s) e de renovação do salão de convívio (restauro dos sofás, colocação de armário, mural comemorativo 25 anos)

– Revisão do acordo do ERPI e Centro de Dia, com atualização das capacidades, com definição de vagas particulares, extra acordo

– Maior participação dos EE das crianças de Creche, Pré escolar e CATL nas atividades lúdico pedagógicas

– Colocação de portas nos corredores, para evitar as correntes de ar e aumentar a segurança, na Creche, Pré escolar e CATL

– Reorganização do apoio à família, no momento de saída das crianças do JI

– Renovação total do fardamento de todos os colaboradores e  melhoria da imagem da instituição através do uso de camisolas identificativas da mesma, quer para os colaboradores, quer para as crianças de JI

Envolvimento / abertura da instituição às famílias das crianças acolhidas, permitindo uma maior ligação e proximidade entre todas as partes

– Sala de apoio à amamentação e adoção, e empresa de segurança, nos fins-de-semana, na casa de acolhimento

– Realização de feiras solidárias

– Realização dos encontros / convívios entre funcionários e criação de uma sala de convívio para funcionários

Procuramos diariamente fazer cada vez melhor e por isso nos preocupamos em saber se estamos no rumo certo e se estamos a ir de encontro às expectativas das pessoas a quem prestamos serviços.

No final, a Equipa Auditora agradeceu a participação, abertura e transparência demonstrada no decurso da Auditoria, por todos os intervenientes e elogiou o  envolvimento da Direção e dos elementos chave da Instituição no sistema de gestão da qualidade e a dinâmica na melhoria contínua por parte dos colaboradores.

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