A Páscoa no Lar de Jovens
A Páscoa no Lar de Jovens é sempre vivida com grande intensidade não só pelos momentos de cariz religioso como através de atividades lúdico-pedagógicas.
Começámos as férias com a tradicional Via-Sacra intergeracional (Lar de Idosos e Lar de Jovens), onde se reúnem dos mais novos aos mais crescidos. A caminhada de Cristo é reproduzida neste percurso, em que os mais velhos são conduzidos pelos jovens. Em cada estação, cada um é interpelado a viver o ambiente quaresmal, a refletir e a rezar. Com Cristo define-se um percurso que mais do que percorrer os corredores do Lar de Idosos, é um percurso individual de fé. E é fortalecidos na fé que no final fazemos a troca de presentes entre as duas valências. As lembranças apelam à originalidade e às habilidades manuais.
Para completar o 1º dia, e regressados ao nosso espaço físico, iniciámos uma Caça ao Tesouro (todos foram convidados a participar – junto de cada chávena do pequeno-almoço foi colocado um convite). E o que era o Tesouro? Um delicioso Ovo de Chocolate e recheado com um brinde.
Com (alguma) ajuda, cada criança/jovem teve que descobrir o seu ovo através de uma série de pistas. Cada ovo estava escondido nos lugares mais invulgares ou estranhos (como no roupeiro do quarto do irmão, na sala do Diretor Executivo, por entre dicionários da nossa biblioteca, entre muitos outros). É fácil de imaginar que esta “caçada” terminou deliciosamente para quem os encontrou (foram todos!).
Nos dias seguintes, as nossas adolescentes foram inseridas numa formação no domínio amoroso da vida – “Namorar com Fair Play”. Construir um relacionamento saudável e harmonioso é o propósito em cada namoro.
Menos interessante para as crianças mas fundamental para a sua formação escolar foi a realização dos trabalhos de casa completados com leituras e outras tarefas que procuram tornar o estudo mais apelativo.
O grande dia das férias da Páscoa é o domingo da Ressurreição. Este é um dia muito atarefado cá em casa. Alguns acompanham as equipas da visita pascal com o seu habitual tocar do sino para anunciar a chegada de Cristo, dando a Cruz a beijar e benzendo as famílias e suas casas. Os outros, enquanto aguardam pela chegada do compasso, têm a importante tarefa de preparar a casa para receber Jesus Ressuscitado. Assim, o nosso LIJ é decorado conforme o dia exige (colchas tradicionais em cada janela, preparação de um tapete de flores na entrada principal, preparação da sala de convívio com um lanche a partilhar).
Em ambiente de alegria e de convívio, as equipas que formavam o Compasso Pascal, reuniram-se no Lar de Jovens não só com a missão de rezar e cantar para acolher Jesus que entra em nossa casa, mas em comunidade para partilhar este dia de júbilo.
Renascidos na fé, continuamos as nossas atividades… O grupo de pré-autonomia, constituído pelos rapazes (maiores de 10 anos) do LIJ, passaram um dia no Braga Parque. Passearam pelas lojas, recuperaram energias num restaurante de fast-food e assistiram a um filme no cinema, à sua escolha.
As meninas do 5º ao 9º ano foram passear pelo novo shopping, descobrindo as novidades deste espaço tão falado. A caminhada pelas lojas (que tanto lhes agrada) serviu para a consciencialização dos valores das diferentes peças sejam de vestuário, de mobiliário ou de decoração. Claro que depois de tanto passeio nada melhor do que terminar com um docinho para reconfortar o cansaço.
A primária, não poderia ficar excluída da diversão, e, por isso, passou uma tarde “em grande” no Play Zone. A brincadeira é o lema para os mais novos, muita folia recheada de risos, trapalhadas e acrobacias.