Fazemos a diferença
A equipa educativa da Creche, Jardim de Infância e CATL do Centro Social Padre David, defende a necessidade de um projeto educativo que se distancie da ideia de um espaço simplesmente de acolhimento, onde os pais “guardam” os seus filhos durante as horas de trabalho.Temos como missão educar, logo, a nossa ação não pode ser vista só como uma função de guarda, mas sim como uma estratégia para o desenvolvimento estruturado do processo educativo.
A ação educativa definida para este ano letivo leva-nos a refletir sobre o mundo em que vivemos e na sua diversidade. É importante que saibamos aceitar e viver com a diferença, neste sentido, o Projeto Educativo Fazemos a diferença, surge com o intuito de fornecer novas metodologias no ensino/aprendizagem na área da formação pessoal e social, no sentido de levar as crianças a serem capazes de aceitarem as diferenças dos outros, bem como saberem respeitar os pares. As estratégias traçadas serão facilitadoras da transmissão de conhecimentos, de uma forma adequada, às diferentes faixas etárias e através de atividades que vão ao encontro dos interesses da nossa população educativa.
Um dos espaços que se revelou um importante recurso educativo foi a nossa Biblioteca, que se encontra no piso do Jardim de Infância, tendo sido criada e 2012 e que com o passar do tempo foi ganhando peso na planificação da ação diária, enquanto instrumento educativo. Ela transformou-se numa importante oportunidade e um centro irradiador de incentivo e fomento à leitura, à autoformação, à imaginação e criatividade, bem como ao conhecimento do mundo. É neste espaço que realizamos as nossas atividades extra curriculares, criando assim diferentes cantinhos (musica, laboratório de Cientemática e inglês).
Não podíamos deixar de incluir a biblioteca nos objetivos do presente ano letivo, tornando-a mais acolhedora, apostando na aquisição de novo mobiliário, criando um ambiente alegre, descontraído e oferecendo atividades culturais e de entretenimento, no qual todos tenhamos prazer em frequentá-la.