Idosos vivem o Espírito Natalício
Os idosos da nossa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) viveram o Natal com grande alegria e com o verdadeiro espirito que caracteriza esta época festiva.
A preparação da quadra natalícia teve início em novembro, altura em que começamos a pensar nas decorações de Natal.
Na oficina de trabalhos manuais, os idosos elaboraram os enfeites, inspirados em motivos como bolas, prendas, sinos e pinheiros, com o recurso a materiais de desperdício, pintados nas cores do Natal (vermelho e dourado) e com o brilho das purpurinas, para ornamentar os vários pinheiros, móbiles e placards, da ERPI. Alguns dos enfeites foram personalizados com as fotos dos idosos. Ainda, foi construída uma lareira, com o recurso a materiais como placas de mdf e madeiras para a estrutura, pintada nos tons de cinza, com tijolos feitos com cartão e pintados de vermelho, com um efeito de chama, criando um fogo realista. Este trabalho foi exposto no salão de convívio, tornando este espaço mais aconchegante, e sendo também, utilizado no cenário de uma peça de teatro natalícia.
Os trabalhos artísticos alusivos à época festiva produzidos pelos idosos e por alguns colaboradores da instituição, como os diferentes presépios, expostos nos espaços comuns da instituição, contribuíram para a vivência do verdadeiro espírito de Natal e para a criação de um ambiente harmonioso repleto de cor e de brilho.
Na primeira quinzena de dezembro, os idosos estiveram ocupados na preparação da tradicional “Festa de Natal”, organizada em conjunto com as crianças do pré-escolar da instituição, como os ensaios da peça de teatro “A História do Natal em Família”, enriquecida com cânticos natalícios, que conta de uma forma divertida e criativa a história do Nascimento de Jesus.
Além disso, este mês, os nossos idosos participaram noutras atividades alusivas ao Natal, como as ceias de Natal, e receberam visitas de familiares e de pessoas da comunidade, que habitualmente os visitam nesta altura do ano.
As atividades desenvolvidas e enquadradas na temática do Natal permitiram aos idosos a vivência desta festividade com grande alegria, emoção, e convívio, e a estimulação das suas capacidades, a nível cognitivo, motor e criativo.














