Idosos comemoram o Dia dos Afetos

Entre os dias 18 de janeiro e 14 de fevereiro, os idosos da ERPI participaram em várias atividades para comemorar o “Dia dos Afetos”, com o objetivo de valorizar e fortalecer as relações afetivas que se estabelecem entre os utentes no seio do grupo e entre estes e seus cuidadores e familiares.

Na oficina de trabalhos manuais, os idosos elaboraram um mural alusivo aos “Afetos”, para o qual foi feita uma recolha junto dos idosos das diferentes formas de mostrar afeto em relação a outra pessoa e depois uma exposição no mesmo, nomeadamente num coração gigante, com a informação partilhada.

Também construíram vários móbiles com corações, feitas com diferentes materiais, alguns de desperdício.

Os trabalhos realizados tornaram os espaços da ERPI mais coloridos e harmoniosos, onde os afetos se espalharam de uma forma especial.

Foram realizadas dinâmicas alusivas à mesma temática e jogos de mesa, como o dominó, com provérbios sobre o Amor e a Amizade.

O empenho e o entusiasmo dos idosos foram evidentes ao longo das diferentes atividades, que permitiram momentos de convívio, bem-estar e afeto, como também, de estimulação a nível motor, cognitivo e artístico.

“Os afetos fazem parte da nossa vida. É bom termos alguém de quem gostamos e alguém que gosta de nós. Sem os afetos, a nossa vida não tem qualquer sentido”. (D. Nini, utente da ERPI)

“A afetividade nasce do amor que Deus pôs em cada pessoa que forma a humanidade. Os afetos podem [partilhar-se] de várias formas. Depende da pessoa a quem nos dirigimos. Pode e deve ser sempre com respeito, amor e carinho. Pode ser um cumprimento, um abraço, um beijo, um simples olhar” (Irmã Conceição, utente da ERPI)

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *