25 anos a cuidar da pessoa idosa

O Centro Social Padre David Oliveira Martins comemorou, no dia 8 de fevereiro de 2017, os 25 anos de abertura do Lar de Terceira Idade, atualmente designado por Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Neste dia de festa, tivemos a honra da presença de Suas Excelências D. Jorge Ortiga, Sr. Arcebispo Primaz de Braga, Dr. Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga e do Cónego Narciso Carneiro Fernandes, fundador do Lar de Terceira Idade e antigo Presidente da Direção do Centro Social Padre David Oliveira Martins. Contamos também com a presença dos membros da direção e representantes das instituições da comunidade local, além dos utentes e colaboradores.

As comemorações tiveram como lema «Ser grande, é abraçar uma grande causa», iniciaram com receção aos convidados e porto de honra, seguido da cerimónia oficial e homenagem aos colaboradores da instituição com 25 ou mais anos de serviço.

Nos discursos o ex-presidente da instituição destacou que o centro social “esteve sempre na vanguarda da ação social em Portugal”. O sacerdote, homenageado pelo papel que teve na construção da estrutura residencial para pessoas idosas, defendeu que “esta instituição precisa de gente que preveja o futuro”. O cónego Narciso Fernandes relembrou que o Centro Social inovou, na década de 50, com a construção de um bairro social para pobres; com a criação, na década de 70, do primeiro Centro de Apoio Temporário para crianças em risco; e com a inauguração, em 1992, de um lar “com outra dignidade para a terceira idade”.

O padre Manuel Joaquim Costa, presidente da direção do Centro Social Padre David de Oliveira Martins desde 2015, relevou também o lar como “resposta pioneira na região” que exige agora obras de manutenção e reequipamento para as necessidades atuais.

Com mais de uma centena de colaboradores, o Centro Social Padre David de Oliveira Martins apresenta-se como “um dos maiores empregadores” numa zona periférica do concelho de Braga, facto apontado pelo Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, convidado para a celebração das bodas de prata do lar.

O edil relevou a articulação que existe no concelho de Braga entre as dimensões religiosa e da ação social, dado o grande número de instituições de solidariedade geridas pela Igreja Católica de que é exemplo o Centro Social, “excelente exemplo de serviço de proximidade e qualidade” que contribui para a “coesão territorial”.

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, defendeu, que a eutanásia não é um problema de ordem religiosa, antes o “resultado da ausência de consciência de solidariedade de uns com os outros”.

O prelado considerou que com uma “atitude positiva de solidariedade, a velhice e a doença seriam momentos para saborear” e não argumentos para a defesa da morte assistida, matéria que considerou ‘fraturante” em Portugal.

As comemorações prosseguiram com o descerramento da placa comemorativa, visita às instalações e exposição, celebração eucarística e almoço.

2 3 4

7 6 1

16602781_1439272439437272_2379389811420078445_n 9 10

11 13 14

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *