25 anos a cuidar

A residência para idosos e o centro de dia do Centro Social Padre David Oliveira Martins celebram a 8 de fevereiro de 2017, 25 anos da sua abertura oficial.

São 25 anos a cuidar.

O tema escolhido para o nosso plano de atividades é exatamente esse: 25 anos a cuidar. Durante este ano pretendemos celebrar a vida! A nossa vida, a da instituição e dos seus diretores e cuidadores, alguns já com 25 anos a cuidar dos nossos utentes.

Vamos olhar o passado e recriá-lo no presente, ir a cada ano de atividade e procurar o melhor que realizámos e repeti-lo, se possível. Fazer uma nova narrativa da nossa história, recontar com os olhos do presente o que fomos construindo todos juntos, no passado. Repetir o que nos deu mais prazer e alegria realizar todos juntos.

Ao longo destes anos, tentamos proporcionar um envelhecimento com qualidade de vida aos nossos utentes, através de atividades diversas, abrangendo várias áreas, faixas etárias, afetos e temáticas.

Trabalhamos a dimensão física, psicológica, social, espiritual, ambiental. Abarcamos as várias faixas etárias tais como as crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas mais velhas, amigos, famílias.

Celebramos as festas todas que o calendário nos dita, todos os anos – dia do idoso, S. Martinho, desfolhada, Santa Luzia, natal, reis, carnaval, páscoa, mês de Maria, S. João.

Decoramos os nossos espaços com objetos feitos de materiais, reciclados na sua grande maioria, para nos sentirmos úteis, ocupados, orientados no tempo e para termos uma instituição mais agradável e bonita.

Realizamos encontros com crianças da creche, jardim-de-infância, escola e universidade, idosos, famílias, grupos de cantares, ranchos, tocadores de concertina e cavaquinhos.

Fizemos teatros de várias histórias tradicionais e divertimo-nos à brava com os trajes, as deixas e as falhas.

Vestimo-nos das nossas profissões, das várias regiões do nosso país e do mundo.

Dialogamos sobre vários temas relacionados com os desafios do envelhecimento, envelhecer de forma saudável e com arte, os cinco sentidos, os nossos direitos e deveres, como proteger o nosso mundo, viajamos pelo nosso mundo interior e fomos lá retirar tudo o que de bom nos aconteceu. Viajamos pela terra natal e recordamos tradições, costumes, gastronomia, festividades e curiosidades. Fizemos caixas de memórias, livros de viagens com alma, escrevemos um livro «Retalhos de Vida».

Criamos um rancho e fomos dançar para outros idosos e crianças. Temos saudades desse tempo!

Fizemos autênticos milagres, com a ajuda de todos os recursos disponíveis.

Estamos orgulhosos do passado e queremos continuar a viver de forma apaixonada o presente e com esperança de um futuro melhor.

0
Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *