Gosto de ti
No lar de idosos celebramos o amor e a amizade, este ano, de uma forma especial.
Decoramos o nosso salão com corações de vários materiais, retalhos de tecidos, rolhas e goma eva, alusivos à semana do amor e da amizade.
Nas sessões de psicologia, em grupo, no âmbito do projeto: “Todos diferentes, todos importantes”, definimos a amizade, partilhámos os amigos que tivemos ao longo da vida e o quanto foram e são importantes e fizemos o jogo da amizade.
Cada elemento do grupo retirou um papel com o nome de um idoso residente no lar, para ao longo da semana, fazer algo por ele – companhia, ouvi-lo, cumprimentá-lo, sorrir-lhe ou mesmo dar-lhe alguma coisa.
A amizade na terceira idade é muito seletiva. Muitas das pessoas mais velhas, ao longo do ciclo vital, desenvolveram desconfiança em relação ao outro, diferenciaram-se muito como pessoas e têm mais dificuldade em fazer amizades devido às diferenças de interesses, gostos, condição física e psicológica.
Estas atividades servem para fomentar o desenvolvimento de relações de amizade, muito importantes para envelhecer de forma saudável e partilhada com os pares.
Também foram incentivados a dizer, às pessoas mais significativas da sua vida, o quanto gostam delas.
Na sociedade atual, por vezes não temos tempo para o outro e achamos não ser importante dizer o quanto gostamos de alguém, porque a pessoa já sabe.
Diga muitas vezes: ”Eu gosto de ti”. Dê muitos abraços. É receita para uma vida mais equilibrada e feliz!