• Morada

    Rua do Centro Social, 58
    4709-007 Ruílhe
    Braga, Portugal

  • Contactos

    Contactos
    T: 253 951 132
    T: 253 951 175

  •    

Lar de Infância e Juventude

Acolhemos as crianças e adolescentes num ambiente familiar

Lar de Infância e Juventude

Uma casa que acolhe bebés, crianças e adolescentes em situação de perigo. Integradas através de uma medida de promoção e proteção recebem apoio ao nível social, psicológico, acompanhamento de saúde e escolar. Esta é a casa destas crianças e adolescentes desprotegidas.

O Lar de Infância e Juventude foi fundado em 1958 pelo Padre David para acolher crianças de tenra idade em situação de pobreza, abandono, orfandade ou negligência. Ao longo dos anos, esta obra social tornou-se o porto-abrigo de centenas de crianças que aqui cresceram.

Nos dias de hoje o Centro Social é a casa de 65 crianças retiradas às famílias de origem pelos mais variados motivos que impedem o crescimento saudável e harmonioso. São crianças e jovens oriundas de ambientes familiares desagregados, disfuncionais, que convivem com problemas graves como o alcoolismo, a pobreza e a mendicidade, a toxicodependência, os comportamentos desviantes e de risco (prostituição, etc.), e que são, por esse motivo, negligenciadas e/ou maltratadas em termos psicológicos, físicos e, (com muito menor expressão) sexuais.

Hoje, como ontem, o grande desafio desta obra, e de todos quantos cá vivem e trabalham é acolher, num ambiente mais familiar, estas crianças e adolescentes que precisam de apoio e, em conjunto com cada um, contribuir para formar pessoas harmoniosas, com valores éticos e morais, que sejam capazes de gerir de forma equilibrada e segura os afetos que dão e recebem, que se insiram de forma dinâmica na sociedade e no mundo do trabalho.

Procuramos apoiar todas as vertentes do desenvolvimento e crescimento humanos, numa lógica de substituição da família, célula de vital importância e base segura do crescimento. Por isso, criamos projetos que visam trabalhar as competências nas mais diversas áreas e colmatar necessidades identificadas. Temos, neste momento, a funcionar o projeto de autonomia, o projeto de pré-autonomia e um projeto direcionado às necessidades educativas especiais.

O LIJ procura ser a casa e a melhor resposta no cuidado de uma franja da população desprotegida e neste serviço prestado contamos com o apoio de muitos benfeitores que permitem melhorar a garantia do apoio dado.

Este Website usa cookies para poder oferecer toda a melhor experiência online. Ao usar este Website concorda com o uso de cookies.